quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Idosos: A idade é algo abstrato


Envelhecimento é um processo natural da vida que tem como resultado o desgaste contínuo dos órgãos e tecidos do corpo. O envelhecer (senescência) acontece porque nossas células envelhecem e consequentemente vão funcionando mais lentamente. Todos os processos dentro do corpo vão passando por esse processo.
Até metade do século passado poucos chegavam aos 70 anos, mas hoje é comum chegar aos 90 anos ou mais. Os tratamentos e medidas preventivas tais como parar de fumar, beber com moderação, controlar o peso, fazer exercícios físicos com regularidade, ter um casamento ou relação estável, saber lidar com estresse, proporcionam um envelhecer saudável, afastando em muito o risco de doenças.
A família e a sociedade, de um modo geral, têm uma tendência impor um fim à responsabilidade e à iniciativa das pessoas idosas que passam a ser consideradas insuficientes e incapazes e aí a depressão chega sem aviso prévio, deixando-as com dificuldade de formular seus projetos, sem energia e motivação. Para os filhos surgem as dúvidas sobre o agir e lidar com a queda de produção daqueles que amam.
A velhice é uma etapa da vida que, num indivíduo saudável, é considerada como a idade da sabedoria, onde pode ensinar e aprender (por que não?).
Mas também é nessa etapa que a depressão e o stress se constituem numa realidade importante para quem os vivencia. Lidar com perdas, doenças, aposentadoria, cuidar de netos, separação de filhos são exemplos de fontes de stress. A faixa etária também é um diferencial nessa questão - quanto mais velha maior a dificuldade para lidar com esses problemas, ficando o sujeito suscetível a doenças graves e crônicas, podendo vir a afetar sua qualidade de vida.
Para um indivíduo que está satisfeito consigo mesmo e que tem boas relações com aqueles com quem convive, a idade é uma coisa abstrata, que passa despercebida. Adaptar-se às mudanças, ter projetos, sonhos e persegui-los com amor e respeito é uma receita infalível para um envelhecimento saudável.
Portanto, é melhor começar a se cuidar enquanto pode. Aceitar mudanças pode ser um caminho de sucesso pois manter os mesmos comportamentos só trarão os mesmos resultados. Tenha em mente que envelhecer é uma vitória. Pense nisso! 
Fonte: JorNow (15/08/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".