segunda-feira, 14 de maio de 2012

INSS: Mais tempo para revisão dos benefícios por incapacidade

INSS pede mais tempo para fazer revisão de 5 milhões de benefícios 
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) calcula que precisa de, no mínimo, seis meses para fazer a revisão dos benefícios por incapacidade, determinada em abril pela Justiça.
Esse prazo é o dobro do concedido pela liminar que ordenou a correção.
A Justiça Federal em São Paulo mandou o INSS revisar, até 18 de julho, todos os auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões por morte concedidos entre 1999 e 2009. A revisão afeta quem tinha menos de 144 contribuições entre julho de 1994 e a data da concessão.
A ampliação do prazo foi solicitada no recurso do INSS contra a liminar, que foi dada em uma ação movida pelo Ministério Público Federal e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical.
O INSS já faz a revisão no posto, mas apenas para quem apresenta o pedido. A ação civil pública pediu que o instituto corrigisse todos os benefícios automaticamente.
O objetivo do recurso do INSS é suspender a liminar. No entanto, caso a Justiça não conceda essa suspensão, o instituto pediu mais tempo para cumpri-la.
Segundo o instituto, a revisão afeta 5.149.747 benefícios. Desses, 693.176 estão ativos e, por isso, precisariam ser corrigidos até julho.
O recurso do INSS ainda será julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Enquanto isso não ocorrer, a ordem de revisar os benefícios até 18 de julho vale.
RESTRIÇÕES
Além de pedir a prorrogação do prazo, o INSS quer restringir o número de segurados incluídos na revisão imediata. O instituto solicitou que fosse considerado o prazo de dez anos, o que exclui do pagamento benefícios concedidos de 29 de novembro de 1999 a março de 2002.
O recurso do INSS pede ainda que a revisão se concentre em São Paulo e que exclua 31 mil benefícios que foram calculados com base na medida provisória 242. 

Fonte: Folha de S.Paulo (12/05/2012)

2 comentários:

  1. AFINAL, O QUE O GOVERNO TEM CONTRA QUEM SE APOSENTOU ENTRE 1999 E 2002? E POR OUTRO LADO... CONCENTRAR EM SÃO PAULO A REVISÃO E EXCLUIR 31 MIL APOSENTADOS QUE FORAM CALCULADOS DENTRO DA MEDIDA PROVISÓRIA 242?????? QUEM É DO NORDESTE, QUE SE DANE???
    EU NÃO PEDI PARA ADOECER EM 2001 E MUITO MENOS PARA SER INVÁLIDA... E AÍ? COMO FICA?
    ME SINTO COM VERGONHA DE SER BRASILEIRA, E ME SINTO REVIVENDO UM SISTEMA DE COMUNISMO... ESSA É A VERDADE!

    ResponderExcluir
  2. Tambem me aposentei em 2001 por invalidez;o governo teria mais é q tomar vergonha e revisar todos os beneficios logo de uma vez e parar com essa palhaçada empurra empurra ai q nós ja estamos com o saco cheio disso; o engraçado é q para descontar a porcentagem no nosso holerite não tem erro;
    ah me ajuda ai ;;;;

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".