quinta-feira, 12 de abril de 2012

Eleição Conselheiros da Sistel: Chapa 2 foi vitoriosa com 58% dos votos válidos, mas Sistel ainda não divulgou oficialmente o resultado, não se sabe porque razão!

Parabéns à Chapa 2 que obteve 3.567 votos válidos
O blog Aposentelecom parabeniza os seis novos Conselheiros eleitos da Sistel: Cleomar, Ezequias, Ítalo, João Pereira (Deliberativo), Sergio Girão e Flordeliz (Fiscal), que obtiveram 58% dos votos válidos, enquanto a Chapa 1, que tentava a reeleição, obteve somente 38%. 
Chama a atenção também o fato da Chapa 1 só ter obtido neste ano a metade dos votos das eleições passadas, fato este que caracteriza o descontentamento dos assistidos com a atual gestão, principalmente no tocante a forma de distribuição do superávit do plano PBS-A, plano em que se concentra a maioria dos eleitores da Sistel.
Um outro ponto marcante e ao mesmo tempo preocupante nestas eleições foi o baixo índice de participação, menor inclusive que do ano 2009. Somente 29% dos eleitores demonstraram sua vontade nas urnas para escolha de seus representantes nos Conselhos da Sistel.
Um índice de abstenção de 71% é muito elevado e preocupante e nos leva a duas hipóteses: 

  • descrédito dos eleitores com os rumos da Sistel e com a falta de democracia nos Conselhos, onde as Patrocinadoras, por manterem 2/3 dos Conselheiros, é que ditam as regras do jogo, quase sempre em seu benefício próprio;
  • a Sistel não sabe comunicar-se com seus participantes levando-os ao desinteresse, principalmente dos ativos (mais de 90%) e dos assistidos mais idosos. É necessário uma reformulação profunda da campanha eleitoral por parte da Sistel, enfatizando a importância do papel dos Conselheiros, como nossos reais representantes na Fundação.
Por último, preocupa-me o fato da Sistel ainda não ter divulgado em seu site os resultados oficiais das eleições, proclamando a Chapa 2 vitoriosa. Os números até agora apresentados são oficiais, porem originam-se da Comissão Eleitoral e não da Fundação Sistel.
Espero que não venham surpresas pela frente, nem o tapetão seja acionado!

Um comentário:

  1. Caros amigos e amigas, pertenço a Diretoria da AATERN. Constatei durante o período de votação uma constante reclamação dos Sistelados Telernianos aproximadamente uns 40 ,que não haviam recebido sua senha. Tenho a impressão que houve descaso por conta dos responsáveis pela distribuição das Correspondências. Salvo melhor Juízo.
    JOAO MOURA - AATERN NATAL RN.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".