segunda-feira, 26 de março de 2012

Aposentados de Franca - SP não pagam IPTU


Franca (SP) vai devolver IPTU a aposentados 
Administração faz revisão de quem pagou o imposto desde 2009 e que agora está isento 
A Secretaria de Finanças de Franca está revisando os casos de aposentados que pagaram o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) entre 2009 e 2012 e que, agora, estão isentos do tributo. 
O caso se deve a uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que considerou constitucional uma lei aprovada pela Câmara de Franca, há quatro anos. 
Ela concedia isenção a aposentados e pensionistas que, entre outros quesitos, tivessem rendimento mensal de até R$ 1.431,85. 
"Como o STF considerou a lei constitucional, estamos aplicando a legislação e devolvendo o dinheiro para quem pagou o imposto indevidamente", afirmou o secretário de Finanças de Franca, Sebastião Ananias. 
Mas, de acordo com o secretário, o caso vale somente se o aposentado pediu a isenção do imposto e teve o seu pedido negado pela administração francana. 
"Se ele não pediu a isenção, abriu mão desse direto", afirmou Ananias. 
Outro ponto considerado na decisão do STF foi não fazer restrição quanto à metragem dos imóveis
O secretário de Finanças não informou quantas pessoas serão beneficiadas com a revisão nem qual é o montante financeiro que sairá dos cofres da Prefeitura de Franca para pagar os aposentados e pensionistas. 
Cálculo da vereadora Graciela Ambrósio (PP), autora do projeto, aponta em até 4.000 o total de proprietários de imóveis que podem conseguir a isenção na cidade.
Fonte: Folha de S.Paulo (25/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".