terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

INSS: Segurado, você pode utilizar muitos serviços do INSS pela internet


Inscrição na Previdência Social, cálculo da aposentadoria, consulta às perícias médicas agendadas, requerimento de benefícios e extratos de pagamento. Todos esses serviços  podem ser acessados  pelo endereço eletrônico da Previdência Social – www.previdencia.gov.br.

Ao todo, estão disponíveis 49 serviços ao cidadão – sobre benefícios, processos e contribuições – que podem ser acessados eletronicamente.  Para facilitar o acesso do cidadão a esses links, a Previdência Social destacou, na página, os serviços mais procurados (Consulta à revisão do teto, agendamento eletrônico, cálculo da aposentadoria, consultas e requerimentos).
Na maioria dos serviços, o segurado tem que informar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) ou PIS/ PASEP, data de nascimento e CPF. O agendamento eletrônico de atendimento, por exemplo, serviço em destaque na página eletrônica, precisa das informações completas do segurado.
O segurado previdenciário também não precisa ir a uma agência para simular a aposentadoria. O link em destaque no endereço eletrônico tem todas as informações do beneficiário. O Cadastro Nacional de Informações  Sociais (CNIS), sistema que contém informações sobre o tempo de contribuição de cada segurado, ajuda a calcular automaticamente o valor da aposentadoria de acordo com o tempo registrado.
O empregador também tem um espaço dedicado na página da Previdência Social. São 35 serviços em que podem ser registradas as informações  e contribuições relativas aos empregados. Entre os principais serviços estão o Fator Acidentário de Prevenção (FAP) – local em que são acessados documentos, editais e publicações –, Guia da Previdência Social (GPS) e informações relacionadas à GFIP.
Acesse www.previdencia.gov.br e conheça a Agência Eletrônica do segurado e do empregador.
Fonte: Blog da Previdência (27/02/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".