sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

INSS: Contagem para atividades prejudiciais a saúde


Garanta a contagem maior no benefício
Quem trabalha ou já trabalhou em uma atividade prejudicial à saúde, mas ainda não se aposentou, pode ir ao posto do INSS para verificar se está tudo certo com suas contribuições especiais.
O segurado pode aproveitar o tempo trabalhado em atividades nocivas para pedir a aposentadoria especial, que não tem o desconto do fator previdenciário (índice que reduz o benefício de quem se aposenta jovem por tempo de contribuição).
Já quem trabalhou só um período em uma dessas atividades pode converter o tempo especial em comum para antecipar o benefício por tempo de contribuição. 



681 mil têm tempo especial para usar na aposentadoria
Dos mais de 37 milhões de segurados inscritos no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2010, pelo menos 680.649 estavam expostos a agentes nocivos à saúde, e podem garantir o tempo especial na aposentadoria.
Na comparação com 2009 houve aumento, já que naquele ano eram 628.508 trabalhadores expostos a agentes nocivos dos mais de 34 milhões de segurados inscritos na Previdência.
O benefício especial exige 15, 20 ou 25 anos de contribuição ao INSS, o que varia de acordo com o grau de exposição do trabalhador. Hoje, para ter a contagem especial, o trabalhador deve estar exposto a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos. Para atividades até 1995, porém, o INSS usava uma lista de profissões.



Fonte:  Agora S.Paulo (19/02/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".