segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Idosos podem ter isenção do IR


Hoje, aposentados já têm isenção maior no imposto que incide sobre o benefício. Proposta é estender medida a todos os maiores de 65 anos Brasília. A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou um projeto que isenta os contribuintes com mais de 65 anos de pagar Imposto de Renda sobre qualquer rendimento até o limite do teto previdenciário, hoje em R$ 3.916,20.
Atualmente, esses contribuintes já têm um limite maior de isenção para a tributação sobre o valor da aposentadoria. A proposta, do senador Paulo Paim (PT-RS), é estender esse direito a todos os contribuintes com mais de 65 anos, e não apenas para os aposentados.
"Na verdade, é até uma contradição lógica dar o benefício fiscal a quem já recebe do Estado um benefício previdenciário e não dar esse benefício a quem, por outros meios, amealhou ao longo da vida os recursos necessários para se manter na velhice e não depender da Previdência ou da Assistência Social", disse Paulo Paim.
O relator, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), deu parecer favorável, mas alterou o projeto para que o benefício não seja cumulativo - ou seja, para que a isenção incida apenas sobre a diferença entre rendimentos que já são isentos e o teto de benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Terminativo
O texto, em caráter terminativo - ou seja, não precisa ser votado em plenário -, ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos antes de ser encaminhado para análise na Câmara.

Fonte: Diário do Nordeste (09/02/2012)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".