segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Fundos de Pensão: Despesas Administrativas de diferentes fundos poderão ser comparadas

Previc: Divulgação das Despesas Administrativas 2010
Divulgação de Série de estudos e informativo sobre Divulgação das Despesas Administrativas do Exercício de 2010 das Entidades Fechadas de Previdência Complementar
A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc divulgou no dia 09 de fevereiro uma Série de estudos e um informativo sobre Divulgação das Despesas Administrativas do Exercício de 2010 das Entidades Fechadas de Previdência Complementar no site da Previdência Social (
http://www.previdencia.gov.br/arquivos/office/3_120209-141812-765.pdf ).
O objetivo primordial recai em apresentar as informações sobre as despesas administrativas das EFPC, atendendo aos requisitos legais do artigo 13 da Resolução CGPC n.º 29 de 2009, que estabelece a necessidade de ampla divulgação e transparência das despesas administrativas consolidadas das entidades.
O principal interesse da PREVIC é estimular a busca de excelência e eficiência na gestão administrativa dos planos de benefícios. Os dados de despesas administrativas divulgados nestes estudos buscam a aproximação dos participantes na condução da gestão das entidades, cobrando transparência na divulgação de informações e atuando como primeiros fiscais dentro do fundo de pensão. É entendimento da PREVIC de que o desenvolvimento da cultura previdenciária passa necessariamente pela conscientização dos participantes de sua importância na cobrança e defesa de seus interesses.
Relata o Dr. Edevaldo Fernandes da Silva diretor da área que “Assim a PREVIC chama as EFPC para que, a partir deste estudo divulgado atuem qualificando suas despesas de acordo com as características, da estrutura e da prestação de serviços fornecidos aos participantes, patrocinadores e instituidores bem como possam contribuir e trazer informações que possam complementar e qualifica sua atuação”.

Fonte: Previc/Acs/AssPreviSite (10/02/2012)


Comparando (página 15 do documento acima mencionado) o desempenho da Sistel com os outros fundos de pensão, em relação a seus gastos administrativos, observamos que estas despesas representam 0,32% sobre o ativo total, enquanto que a média dos Fundos de Pensão no Grupo B alcançou 0,41%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".