terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fundos de Pensão resolvem assumir mais risco pois estão longe das metas



Sem cumprir a meta atuarial no ano passado, de 12,44% (no plano CPqD-Prev da Sistel a meta foi menor ainda,  11,91%, pois baseou-se no INPC + 5,5% aa e o plano só alcançou 10,37% aa, mesmo tendo 90% de sua carteira aplicada em renda fixa), muitos fundos de pensão iniciaram 2012 propensos a trocar parte da carteira de títulos públicos por ativos de maior risco - e maior rentabilidade. A combinação de juros em queda e inflação acima do centro da meta de 4,5%, que frustrou os resultados das fundações em 2011, deve se repetir neste ano e forçá-las a deixar a comodidade proporcionada pelos papéis do governo. Nos últimos dez anos, os fundos de pensão não alcançaram a meta atuarial, de INPC mais 6%, em 2002, 2008 e 2011.
"O conforto da renda fixa acabou", diz Eustáquio Lott, diretor-superintendente da Valia, fundo de pensão dos funcionários da Vale. A meta é reduzir o percentual de títulos públicos em sua carteira de R$ 14,6 bilhões de 62% para 57% em cinco anos. Em seu lugar, entram aplicações em imóveis e investimentos estruturados, como Fundos de Investimento em Participações (FIPs). Segundo Lott, os FIPs são 2,5% da carteira da fundação e devem pular nos próximos cinco anos para até 6%. A Valia pretende elevar o peso dos imóveis de 5,9% para até 8%.
Com a queda da bolsa em 2011, algumas fundações estão de olho em pechinchas para comprar fatias relevantes nas companhias abertas. É o caso da Petros, dos funcionários da Petrobras, que buscará reproduzir a compra de cerca de 12% que fez, em bolsa, da Itaúsa - holding de participações não financeiras do grupo Itaú - no apagar das luzes de 2010. "Por mais um ou dois anos, vamos ter boas oportunidades na bolsa", diz Carlos Santos, diretor de investimentos.
A queda da bolsa não prejudicou muito a Previ, dos funcionários do Banco do Brasil, que não tem sua carteira de renda variável de R$ 150 bilhões (63% do patrimônio) atrelada ao Ibovespa. O fundo quer melhorar sua rentabilidade com investimentos imobiliários. Essa carteira pode se ampliar de cerca de 4% para 6%.
Já a Fundação Cesp bateu a meta com ganhos em papéis de crédito privado, participações societárias relevantes e imóveis. "Devemos fechar 2011 com rentabilidade de 13,2%", diz Jorge Simino, diretor de investimentos.
Fonte: Valor  e Aposentelecom (24/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".