segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Previc divulga para Fundos de Pensão guia de melhores práticas de investimento


Guia PREVIC - Melhores Práticas em Investimento, informa a PREVIC - Superintendência Nacional de Previdência Complementar,  visa orientar dirigentes, participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores e seus próprios servidores quanto ao dia-a-dia da gestão dos investimentos. Outra finalidade  é fornecer uma diretriz geral sobre alguns temas da legislação específica da previdência complementar fechada.
O Guia faz parte da estratégia de Educação Previdenciária e Financeira da PREVIC e evidencia a ação do Estado na disseminação do conhecimento, dentro do seu papel de supervisor e fiscalizador do sistema. Ao promover a adoção de boas práticas de gestão a PREVIC estimula que as EFPCs tenham como foco o gerenciamento de risco e o pleno exercício do dever fiduciário de seus gestores, estimulando a atuação dos dirigentes, profissionais da área e dos conselheiros deliberativos e fiscais.
Clicar neste link para acessar o Guia.
A partir do Guia o processo de investimento passa a ter um chamado para a ação prudente, ética e diligente dos responsáveis pela gestão e operacionalização das carteiras dos planos de benefícios administrados pelas EFPC. A publicação é compost por quatro tópicos conforme resumido no diagrama a seguir: “Macroanálise de Investimentos”, “Política de Investimentos”, “Gestão dos Investimentos” e “Avaliação de Riscos e Controles”.
Assim,  na visão da PREVIC, o esperado é que “os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal assumam suas responsabilidades como os primeiros supervisores da entidade fechada de previdência complementar (EFPC), não apenas pela obrigação legal, mas pela consciência da importância de suas funções. Esses agentes, juntamente com a Diretoria Executiva, devem buscar ampla participação nas diversas etapas do processo de investimento, no que couber às suas respectivas competências, buscando sempre a melhor decisão de investimento para o participante”.
Fonte: Abrapp - Ascom/Previc/MPS (12/12/2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".