terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Mundo: Constatação que a Previdência não é a causa, mas a que mais sofre com problemas econômicos da Europa

Europa: Não é a Previdência Social
Dean Baker se ataca a uma questão que me exaspera – a afirmação constante de que os problemas da Europa estão sendo causados pela enorme carga da previdência social.
A realidade não é difícil de ser checada. Calcule os gastos do governo como uma porcentagem do PIB, segundo o Monitor Fiscal do FMI (usei a de 2009 para a Irlanda porque a de 2010 ficou distorcida pelos pacotes de ajuda aos bancos ), e a taxa de juro de 10 anos para o mês de outubro estabelecida pelo Banco Central Europeu (BCE).
Não existe nenhuma relação; alguns países de altos gastos, especialmente Suécia e Dinamarca, têm taxas muito baixas, ao passo que, como diz Dean, a Espanha tem gastos relativamente baixos.
Naturalmente, como todos os conceitos estúpidos que se disseminam pelo nosso discurso, este também será difícil de desaparecer.

Fonte: O Estado de S.Paulo (06/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".