terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Idosos: Brasileiro desconhece importância da vacinação na idade adulta e gravidade da pneumonia


O brasileiro acima de 50 anos subestima a relevância da imunização para prevenção de doenças na idade adulta e desconhece as causas da pneumonia. Estes são alguns dos achados da pesquisa Prevenção na Maturidade, encomendada pela Pfizer e realizada pelo instituto de pesquisa GfK Custom Research Brasil, com 1.710 pessoas acima de 50 anos, em 11 regiões metropolitanas do País. Apesar de 64,2% dos entrevistados reconhecerem as vacinas como uma das formas de prevenir doenças, somente 32% afirmam se imunizar quando questionados sobre os cuidados que adotam em saúde e bem-estar. Além disso, apesar de 34,8% afirmarem que a pneumonia é uma doença grave, poucos entrevistados sabem que se trata de uma infecção pulmonar (5,4%).

Como hábito saudável, a vacinação (32%, 3ª opção citada) fica atrás dos cuidados com a alimentação (68%, 1ª opção) e das consultas regulares com médicos (47%, 2ª opção), porém, aparece à frente da prática de atividades físicas (24%, 4ª opção). Prevenção na Maturidade também revela que os brasileiros creem que a imunização é muito mais importante nos primeiros anos de vida do que na velhice. Para 91% dos entrevistados, a idade mais importante para se tomar vacinas é a primeira infância – bebês e crianças pequenas –, ante 6% para os quais a imunização é mais importante para os idosos, na idade adulta (2%) ou na infância e adolescência (1%). A pesquisa expõe ainda que aproximadamente 1/3 dos brasileiros (30% dos entrevistados) nunca ouviu falar sobre vacinação para adultos.
Fonte: Portal Fator Brasil (02/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".