domingo, 13 de novembro de 2011

Superávit PBS-A: Opinião de um dos fundadores da Sistel

Vejam dois depoimentos do assistido Wilson Val de Casas sobre posicionamento da APAS-RJ:


"Pessoalmente fiquei atônito, como diretores de uma Associação regional, acredito eleita pela maioria dos assistidos (aposentados) da Sistel, para representar o Rio de Janeiro-RJ, esquece que a questão maior é a manutenção dos direitos adquiridos dos companheiros de todo o Brasil.
Hoje 24.000 aposentados, que se aprovadas as alterações estatutárias propostas pelas patrocinadoras, agora com adesão da APAS-RJ, o futuro  da Sistel poderá ter grandes problemas para subsistir no médio prazo, podendo até ocorrer sua solvência, pois as novas patrocinadoras só desejam participar dos superávits, ficando isenta de compartilhar dos déficits, mas não pretendem que os assistidos participem da Diretoria Executiva e nem dos Conselhos Deliberativos e Fiscais (auditorias), todos eleitos democraticamente pelos participantes dentre os próprios participantes vinculados (ativos e inativos) há mais de cinco anos à fundação Sistel. 

Contestamos as decisões da Previc, por não fazer consultas prévias aos participantes, aceitando passivamente as decisões das novas Patrocinadoras que nomeou, aleatoriamente, a Diretoria Executiva e dois terços dos Conselhos deliberativo e fiscal, agora graciosamente, sua representação foi acrescida com a adesão da APAS-RJ, creio sem consulta e aprovação da grande maioria dos assistidos (aposentados) no Estado do Rio de Janeiro.

Só nos resta rogar que a Sistel, tenha o seu destino iluminado e que a justiça, a solidariedade, os direitos adquiridos, sejam o norte e a meta delineada pelos seus administradores e auditores em favor de todos os participantes ativos e aposentados.

Esta é minha opinião pessoal, gostaria de que estivesse plenamente errado nestas observações e que a APAS – Associação dos aposentados da Sistel no Estado do Rio de Janeiro detivesse o direito de representar e falar pelas demais Associações ou todo o contingente de 24.000 aposentados.

Saudações fraternais de solidariedade, amizade e cidadania prevaleçam nas ações de todos nós participantes da Sistel.
Wilson Val de Casas."



"Caros companheiros,

Essa causa abraçada pela APAS-DF  reflete a defesa clara dos direitos adquiridos pelos assistidos (aposentados) Sistel, que tiveram a concessão de suplementação da aposentadoria pela Sistel, consoante disposições dos estatutos sancionados e homologados na forma das leis vigentes.   Portanto, legalmente não são passíveis de alterações que prejudiquem os direitos concedidos dentro dos diplomas legais e estatutários.    

Ressalte-se, que os associados da Fundação que completavam as carências etárias (idade 59 anos),  período mínimo de efetivas contribuições e de vinculação à Fundação e mais de 30 anos de vinculação à Previdência Oficial (INSS) e não se aposentasse por tempo de serviço, teria de assumir, além das suas contribuições, as da patrocinadora - empregador (claúsula cognominada expulsória).

Nos parece interessante esta forma de petição administrativa direta à Previc, que dessa forma, conhecerá a manifestação da massa de aposentados (diz a Sistel 24.000), pois não houve quaisquer prévia anuência nacional, a esse grupo representativo de Participantes ou de todas as associações regionais que os representem.

Neste momento, seria aconselhável robustecer as petições da FENAPAS e APAS-DF, e que todas as associações regionais também enviassem petições semelhantes para a Previc, que diante do volume das manifestações, o colegiado poderá decidir pelo cumprimento dos diplomas legais existentes, que devem sempre ser observados.

Saudações fraternais de solidariedade e amizade para todos nós.

Wilson Val de Casas."

Fonte: Wilson Val de Casas (12/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".