sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mundo: exemplo de fora nos sugere a previdência privada para próxima geração

Previdência social quebra sim
A Argentina, quando estava quebrada, há alguns anos, reduziu as aposentadorias em 50%. De um mês para o outro, os velhinhos de lá tiveram que se virar com metade do que ganhavam. Dizia-se que isso só acontecia no terceiro mundo.
Eu sempre alertei que qualquer país que trate com desdém a sua previdência social corre o risco de inviabilizá-la.
Pois agora a Grécia, país da zona do euro, primeiro mundo, cortou em 20% as aposentadorias acima de € 1,2 mil mensais e 40% das aposentadorias acima de € 1 mil pagas a aposentados com menos de 55 anos.
Pior: já tinha cortado os salários de 30 mil servidores públicos, gente que ainda produz, em 40% em 2.011.
É isso aí, quando um país quebra, quem paga primeiro são os trabalhadores.
Vivemos um momento econômico especial no Brasil. Acho que a crise vai nos beneficiar, pois aqui ainda é um eldorado para investimentos e muita grana do exterior ainda virá para investimentos no setor produtivo.
Isso significa mais emprego e melhor renda.
Já que vai sobrar um dinheirinho, que tal fazer uma previdência privada para não apostar o futuro só no INSS. Quando a colheita é farta, o bom semeador armazena para nunca faltar.

Fonte: CBN Curitiba (18/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".