quarta-feira, 23 de novembro de 2011

INSS muda cálculo da aposentadoria

Benefício deve ser alterado após divulgação da expectativa de vida do brasileiro 
A nova tabela com a expectativa de vida dos brasileiros, que será divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no dia 1º de dezembro vai mudar também o fator previdenciário, usado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para calcular o valor das aposentadorias por tempo de contribuição.
Quando a expectativa de vida se eleva, o que deve se confirmar, o índice do fator cai, reduzindo o benefício. Atualmente, um segurado com 55 anos de idade e 35 anos de contribuição que requerer a aposentadoria tem que contribuir por mais 41 dias corridos para manter o mesmo valor de benefício, se tivesse feito o requerimento até o dia 30 de novembro do ano passado.
Um segurado com 60 anos de idade e 35 de contribuição deverá contribuir por mais 48 dias para manter o valor. 
A orientação é que o trabalhador que já tem condições de pedir a aposentadoria deve procurar a Previdência até 30 de novembro. O agendamento deve ser feito pelo telefone 135 e, no site do INSS o contribuinte encontra a relação de documentos para se aposentar.
Segundo o INSS, o tempo será contado a partir do dia em que o contribuinte fez o agendamento.

Fonte: EPTV (23/11/2011)

2 comentários:

  1. bom dia... Meu pai tem 68 anos e mais de 35 de contribuição. No caso dele é interessante se aposentar agora?
    Grato
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Daniel, vc precisaria de um advogado previdenciário para fazer os cálculos.
    Abs,

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".