terça-feira, 8 de novembro de 2011

INSS: Começa recadastramento obrigatório para quem recebe benefícios pelo banco

Começa recadastramento de INSS em bancos
Foi dado o início ao processo de prova de vida nos bancos para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem seus benefícios por meio da conta corrente e poupança.
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), ficará a cargo de cada uma das 17 instituições financeiras conveniadas ao INSS autorizadas a fazer o pagamento escolher os mecanismos de comunicação para o recadastramento, sendo feitos por meio de carta a casa ou através de mensagens nos caixas eletrônicos ou no rodapé da tela de saldo e extratos. Os beneficiários devem ficar atentos já que a prova de vida é obrigatória, além de terem seu benefício suspenso caso não se apresentem na data certa.
Saindo na frente, o Banco Bradesco já começou o recadastramento dos 6,7 milhões de segurados que recebem pela instituição, sendo que os aposentados e pensionistas podem se apresentar em qualquer agência das maiores instituições financeiras pagadoras, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, HSBC, Santander, Itaú e o próprio Bradesco, tendo em mãos os documentos solicitados por cada qual.
 O processo de recadastramento dos segurados do INSS que recebem benefícios em conta corrente ou poupança deve ser feito anualmente e diretamente do banco do pagador, e, de acordo com o Ministério da Previdência Social, o objetivo da medida é manter o cadastro atualizado, evitando pagamentos indevidos.
Calendário dos bancos: 
BRADESCO
O Banco Bradesco já deu início ao recadastramento e os beneficiários (aposentados e pensionistas) podem se apresentar em qualquer agência da rede com o RG e cartão de benefício em mãos.
BANCO DO BRASIL
A partir de janeiro de 2012 o Banco prevê inicio do processo e os segurados deverão comparecer a qualquer agência da rede com o RG, CPF e comprovante de residência em mãos.
CAIXA
O processo da prova de vida dará início no mês de março de 2012 - tendo apenas um mês para a realização do procedimento - e o segurado deverá se apresentar a qualquer agência com o cartão da conta e RG em mãos. A convocação dos beneficiários será feita via mia mensagem nos rodapés dos extratos e saques realizados.
SANTANDER
O recadastramento dará início, também, no mês de março de 2012, e a partir de janeiro quem recebe pelo banco será comunicado do recadastramento através dos canais de relacionamento da instituição. Os beneficiários devem comparecer nas agências com apenas com o RG em mãos.
HSBC
O banco iniciará o processo no mês de março com a comunicação realizada via mensagens em Caixas Automáticos a partir de janeiro e os correntistas realizarão a prova de vida no mês do aniversário.
ITAÚ
O Banco Itaú está no aguardo da orientação sobre como proceder no caso dos procuradores dos beneficiários para dar início ao processo englobando todos os clientes. Ainda não há data divulgada para que o Itaú inicie o procedimento.

Fonte: Tribuna da Bahia (08/11/2011)

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER... NO CASO OCORRENDO QUALQUER IMPECILHO E O APOSENTADO NÃO PUDER COMPARECER A UMA AGENCIA BANCÁRIA PARA FAZER O SAQUE... E QUE NO CASO, NÃO TENHA NENHUM PROCURADOR DESIGNADO... COMO FICA A SITUAÇÃO?
    NESSE CASO, TAMBÉM NÃO PODEREMOS FAZER SAQUES EM CAIXAS 24 HORAS, O SISTEMA NÃO OFERECE ESSE TIPO DE RETIRADA.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".