quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fundos de Pensão: Protestos contra a construção da Usina Monte Belo invadem a mídia

Fundos: Protesto contra Belo Monte
Artistas globais gravaram vídeo de protesto contra a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). No vídeo, atores como Juliana Paes, Cissa Guimarães, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença questionam a viabilidade da usina.

Eles participam de um movimento chamado "Gota D'Água", cuja primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da usina de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC.
"O braço técnico dessa campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: 'Movimento Xingu Vivo Para Sempre' e o 'Movimento Humanos Direitos'", informa nota no site do movimento.
A obra de Belo Monte tem custo estimado de R$ 26 bilhões. Uma das críticas à nova hidrelétrica é que ela não irá operar na capacidade máxima, visto que, durante o período de seca, a baixa vazão do rio Xingu irá obrigar a redução na geração de energia.
Duas terras indígenas ficam no trecho do rio Xingu que terá a vazão reduzida por causa da barragem.
Ontem o consórcio Norte Energia, construtor da usina, demitiu 150 trabalhadores após um protesto por melhores condições de trabalho.  

Fonte: Folha de S.Paulo (17/11/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".