segunda-feira, 21 de novembro de 2011

APOS: Escolha de dirigentes eleitos aos Conselhos da Sistel em 2012 começa com polêmica

Constituição de chapa para eleição dos dirigentes da Sistel em 2012 gera polêmica entre assistidos no Rio de Janeiro. Veja mensagem enviada por associado da APAS-RJ contestando indicação feita de forma ilegal, segundo ele, para reeleição de conselheiro que defendeu destinação de 50%  do superávit do plano PBS-A da Sistel às patrocinadoras:
“A  APAS-RJ,  na  última  sexta-feira,  escolheu  seus   candidatos  à citada  eleição.  

Dentre  os indicados está o Sr. Sebastião Tavares, atual conselheiro, que  quer  ser reeleito.
A  minha opinião  pessoal,  é  que  o  Sr. Sebastião  Tavares,  não tem postura, compostura, atitude e outros atributos indispensáveis para ser nosso representante na Sistel.    
Essa eleição é viciada, não representa a vontade da maioria dos  assistidos  da Sistel no  Estado do Rio  de Janeiro.
Ele foi escolhido numa reunião ilegal,  ao arrepio dos estatutos da APAS-RJ. Para ser legal, a eleição deveria ter sido convocada como Assembléia Geral específica, para os sócios da APAS-RJ  escolherem democraticamente o seu representante, com lisura e honestidade, através de votos colhidos  diretamente dos assistidos através de urnas na sede da APAS-RJ, com sufrágio apurado em ritual público na própria Assembléia Geral.  
Sabedores da luta dos companheiros de São Paulo, pelos  nossos  direitos  junto a  Sistel, se faz necessário eleger uma Chapa de oposição ao Sr. Sebastião Tavares, que seja oriunda de São Paulo e outras regiões, pois somente assim  podemos encontrar o caminho das mudanças que se fazem necessárias para o correto direcionamento da Sistel.”
Fonte: Assistido da APAS-RJ (20/11/2011)

Nota do redator: Como candidato derrotado ao Conselho Fiscal da Sistel nas eleições passadas (2009 - mandato atual), pela "Chapa 2: A Sistel é Todos", chapa esta que obteve 39% dos votos, composta de assistidos de todo Brasil, encabeçada na época pelo Sr. Palácio de Brasília e apoiada pela Fittel, tenho reais condições de afirmar aos leitores deste blog que somente uma nova chapa de oposição à formada pela APAS-RJ e que conte com a união de todos assistidos da Sistel descontentes com a situação em que a Fundação se encontra atualmente, será capaz de derrotá-la.
Para formar esta chapa de oposição, a experiência mostra que será necessário buscar candidatos fortemente envolvidos com a causa dos assistidos, que permeiem por todos planos da Sistel e representem a maioria dos Estados brasileiros e Associações de Assistidos, alem de um forte apoio financeiro, pois a grana gasta em propaganda pela chapa vencedora em 2009 foi muito alta . Sabendo-se que a maior base de assistidos da Sistel encontra-se no Rio de Janeiro e pertence ao plano PBS-A, a batalha para vencer esta chapa, que faz questão de perpetuar-se nos Conselhos da Sistel, apesar de não ter cumprido a maioria de suas metas, será muito difícil, mas não impossível!
Desde já coloco este blog a disposição dos assistidos e das Associações que tenham interesse em formar uma chapa nacional que conclame transparência e um direito maior dos assistidos na gestão da Sistel.



7 comentários:

  1. Creio e afirmo que a APAS RJ não é dententora de todos os votos dos assistidos do RJ.

    ResponderExcluir
  2. O post publicado hoje, de um associado da APAS-RJ, confirma esta versão. Ainda bem!

    ResponderExcluir
  3. Perpetuar a representação oriunda da APAS-RJ e adjacëncias é perpetuar os espúrios interesses das Patrocinadoras via Diretoria Executiva da Sistel.

    Será que ninguém ainda não percebeu isso?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, com o colega que postou mensagem informando que a APAS-RJ, na sua DECISÂO e ESCOLHA de CANDIDATOS, não representa os Seus Associados, pois Eu também não recebí qualquer comunicado neste sentido. Recebí sim! uma convocação´para enviar ofício à PREVIC, pedindo para aprovar os 50% para as Empresas, oque não concordei é claro?! Peço permissão para postar a minha resposta para a APAS-RJ, e tb o Ofício eque enviei à PREVIC, 1005 para os Aposentados.


    Enc: Superávit
    DE:Alédio Abreu PARA:comunicacao@apasrj.com.br Mensagem sinalizada Sexta-feira, 18 de Novembro de 2011 1:59Corpo da mensagemÀ
    APAS-RJ.

    Senhores, Bom dia.

    Com todo respeito e admiração que os senhores merecem, pelo trabalho que vem desempenhando à frente nossa APAS, não posso atender o vosso pedido, por não concordar e não entender a posição dos senhores sobre as mudanças propostas em face do Superávit.
    Entendo, outrossim, que uma Associação é composta de pessoas que buscam um bem comum, e que todos os associados deveriam ser consultados antes de qualquer posicionamento. Inclusive se existem Assistidos do PBS-A, em nossa “região territorial", que não são sócios da APAS-RJ, deveriam também ser consultados antes da Associação tomar qualquer posição sobre o assunto, pois é um assunto que interessa a todos, não acham?


    N.B. Já fiz o meu pedido junto à PREVIC, mas certamente não é o defendido pela APAS-RJ.


    Atenciosamente,

    Aposentado, Alédio Abreu.



    Para: aledio1@yahoo.com.br
    Enviadas: Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011 9:27
    Assunto: Superávit


    Prezado Assistido do PBS-A,


    Reforçando os termos do nosso e-mail anterior, lembramos da necessidade de um pronunciamento de V.Sa. defendendo, na PREVIC, o pagamento imediato do superavit na forma aprovada.

    O seu pedido à PREVIC é FUNDAMENTAL.

    Como já foi solicitado, escreva para os endereços: carlos.paula@previdencia.gov.br ou previc.gab@previdencia.gov.br para o Sr. José Maria Rabelo.


    Atenciosamente,


    APAS-RJ


    PAGUE-SE 100% AOS APOSENTADOS
    PARA: 1 destinatário
    Exibir detalhes
    À
    PREVIC
    A/C Sr. José Maria Rabelo
    Assunto: PAGAMENTO DE 100% DO SUPERAVIT 2009 AOS ASSISTIDOS.
    Prezados Senhores:
    Solicito a aprovação e pagamento, URGENTE, de 100% do superávit aos assistidos vinculados ao PBS-A, tendo em vista que os nossos direitos adquiridos e acumulados assegurados no ato das aposentadorias, ocorridas até 31.12.1999, conforme previsto na CF e nas Leis que regem a matéria, não podem ser alterados e nem modificados, sob a injusta alegação de adequação às leis, estatutos e regulamentos atuais.
    .
    Atenciosamente.
    Alédio Abreu.
    Mat. Sistel. 034078-2.
    Rua Morrinhos, 170 casa 1, Rio do Ouro - São Gonçalo-RJ
    CEP 24753-400 – tel. 21 26172484, 21-85942901

    ResponderExcluir
  5. De: PREVIC - DIRETORIA DE ANALISE TECNICA
    Para: aledio1@yahoo.com.br
    Enviadas: Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011 9:11

    Assunto: Resposta Participante SISTEL


    "Senhor(a) Participante da SISTEL,
    Cumprimentando-o(a) cordialmente, agradecemos a mensagem enviada a esta Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC.
    Informamos que o processo de destinação de superávit do Plano de Benefícios PBS-A, CNPB nº 1991.0010-29, administrado pela Fundação Sistel de Seguridade Social - SISTEL, foi protocolado nesta PREVIC em 04 de novembro de 2011, tendo recebido o comando nº 349298925. O prazo para sua análise pela Diretoria de Análise Técnica - DITEC é de 60 (sessenta) dias úteis, com base no art. 21, inciso IV, alínea "b" da Instrução nº 4, de 26 de agosto de 2011. Esclarecemos que por se tratar de reversão de valores, o processo deverá ser submetido à análise de outras diretorias no âmbito desta PREVIC.
    Não obstante, ressaltamos que esta autarquia, ciente da importância da matéria para o sistema de previdência complementar e para os participantes envolvidos, dará a atenção e a celeridade necessárias à resolução mais breve possível do pedido. Informamos, complementarmente, que daremos conhecimento à Fundação acerca das considerações de Vossa Senhoria.

    Cordialmente,

    Diretoria de Análise Técnica - DITEC
    Superintendência Nacional de Previdência Complementar - PREVIC
    Tel.: (61) 2021- 2043"

    ResponderExcluir
  6. Se a Apas- Rj como vcs dizem está querendo se perpetuar, porque a Fenapas está aceitando os antigos que concorreram com esse Sebastião,todos farinha vcs são farinha do mesmo saco, é o roto falando do esfarrapado.

    ResponderExcluir
  7. Estas palavras acima, tenho certeza que são de pessoas que não entendem e fazem questão de não ajudar com idéias e sim com criticas sem fundamentos.Acredito que temos que ter pessoas que tenham coragem de ir contra as patrocinadoras, sejam elas quem forem. Só sei que não é este o perfil do SEBASTIÃO TAVARES, TEMOS QUE RECONHECER.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".