quarta-feira, 19 de outubro de 2011

INSS: Aposentados poderão receber reajuste de 11%

Reajuste de 11,07% aos aposentados que ganham mais de um mínimo pode ser divulgado hoje 
É que o Governo vai entregar a proposta de orçamento para 2012, e nela deverá constar o aumento real para 9,1 milhões de aposentados e pensionistas, que ganham acima do piso.
Essa reivindicação da categoria consta da proposta do orçamento. Técnicos do Governo, entretanto, demonstram preocupação com o impacto do reajuste nas contas do Tesouro Nacional.
Caso o reajuste não seja anunciado, os líderes dos aposentados vão pressionar o Congresso para que apresente uma emenda ao orçamento, que segundo o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT/SP) já está pronto e com 50 assinaturas.
Nivelamento 
As aposentadorias acima do mínimo (R$ 545,00) têm sido reduzidas a cada ano porque as regras de reajuste são diferentes. De um lado estão 19,6 milhões de aposentados que ganham o piso nacional e, do outro, 9,1 milhões de aposentados que ganham acima do piso.
Para os primeiros, o Governo concede reajuste do INSS com aumento real, já para os demais, o reajuste é apenas a aplicação do índice inflacionário baseado no INPC do período, sem nenhum aumento real.
Em 2005, segundo dados do INSS, cerca de 34% recebiam acima do piso. Hoje, esse percentual é de pouco mais de 31%, o que representa o nivelamento por baixo em cerca de 3% nos benefícios.
O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados(Cobap), Warley Martins, disse durante a última reunião no Ministério da Previdência Social, que se esse achatamento for mantido, só com reajuste da inflação, em dez anos todos os que se aposentaram até o ano 2000 estarão recebendo apenas o piso.

Fonte: A Tribuna (19/10/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".