sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Aposentados: Inflação para idosos desacelera

Alguém sentiu isto?
A inflação atinge diretamente os mais velhos. Os gastos com remédios e planos de saúde, por exemplo, correspondem a 15% do orçamento.
A inflação para as pessoas mais velhas subiu menos no último trimestre. Mas os alimentos, em especial alguns que não podem faltar na dieta, continuam subindo.
Para não se perder nos remédios e nas contas, Seu Pedro anota tudo. A contabilidade detalhada mostra que os gastos ligados à saúde pesam no orçamento do aposentado. “Hoje é dia 13 e estou praticamente a zero”, diz.
Se a inflação é ruim para todos, ela atinge de forma diferente os idosos. Os gastos com remédios e planos de saúde, por exemplo, correspondem em média a 15% do orçamento. Nas outras faixas etárias esse percentual cai pra 10%. Os gastos com saúde continuam em alta, mas neste trimestre subiram menos.
As despesas com habitação também contribuíram para segurar o índice de inflação da terceira idade no último trimestre, que ficou em 0,91%, contra 1,30% entre abril e junho.
“Há uma desaceleração em curso, mas 2011 deve superar 2010 em inflação”, aponta André Braz, economista da FGV.
No acumulado do ano, a inflação dos mais velhos já chega quase a 4,5%. Em parte esse número foi empurrado pela alimentação. A carne bovina e o açúcar tiveram aumentos significativos nos últimos três meses, mas não os maiores.
Dos 20 produtos da cesta básica, 17 tiveram alta no terceiro trimestre. O maior aumento foi justamente em um item muito importante para a saúde de todos e principalmente dos idosos: as frutas. “Eu faço tripa coração para poder comprar”, diz uma mulher.
Se não da para abrir mão, com uma alta de mais de 10% o jeito é racionalizar. “Vou levar só três para quebrar o galho”, avisa outra mulher. 

Fonte: Portal G1 (13/10/2011)

Um comentário:

  1. nós idosos, pois não gosto dessa palavra "velho" principalmente os aposentados por invelidez, sofrmos uma discriminação aberta, declarada e descarada do governo...
    somos intimados a viver e a conviver com um mísero salário, absorvido pelos remédios, que são parte de nossa sobrevivência...
    ninguém ve isso, nem os políticos, nem a sociedade em geral! chegamos até aqui, porque passamos também por aí, onde muitos estão passando... e porque não nos olharem com um jeito mais carinhoso e humano? A carne de bi é supérfluo... em breve estaremos comemendo ALFAFA e ainda temos de bater palmas....

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".