segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Aposentadoria: Uma alternativa aos Fundos de Pensão, acumular capital por conta propria

Garanta sua aposentadoria por conta própria
Uma forma alternativa de se preparar para a aposentadoria é acumular sua reserva financeira por conta própria. Ao longo da sua vida ativa, você deverá construir um patrimônio que gere renda. Esse é seu desafio.
Imóveis alugados, negócios produtivos, investimentos financeiros que pagam juros e dividendos são alguns exemplos de ativos que geram renda.
Nesse caso, você estabelece sua expectativa de vida, define a idade da sua aposentadoria, o padrão de vida que você deseja ter e estima a quantia mensal de dinheiro necessária para viver.
Para reduzir o seu risco de viver muito e o dinheiro acabar antes da hora, como na história de Jorginho Guinle, você precisa acumular um patrimônio generoso que assegure uma vida mais longa do que a prevista, nível de despesa maior do que a estimada, além de possíveis perdas provocadas pelos riscos aos quais seu patrimônio estará exposto.
Os custos tendem a ser menores do que os dos planos de previdência complementar porque, nesse caso, o risco não foi transferido para uma seguradora.
APORTE
Vamos estimar qual é o aporte mensal necessário durante a vida ativa de três pessoas que desejam acumular reserva suficiente para gerar renda futura mensal de R$ 5.000 a partir dos 60 anos de idade, com as seguintes premissas: estimativa de vida de cem anos; juros reais brutos de 4% ao ano -0,33% ao mês (considerando custos menores).
Não consideramos o impacto do Imposto de Renda em nenhuma das opções.
Motivo: cada alternativa de investimento que permite a acumulação de capital, seja via plano de previdência, seja via outras modalidades, sofre incidência do IR conforme legislação específica.
TRIBUTAÇÃO 
As alíquotas do IR, conforme a legislação vigente, vão até 35%. E a base de cálculo nem sempre é a mesma. Vamos recordar?
Cuidado ao comparar a simulação feita nesta semana com a simulação da semana passada. São estratégias diferentes que utilizaram produtos distintos.
Há diferenças nos objetivos, nos custos, nos riscos e no imposto. Faça uma reflexão levando em conta o conjunto das variáveis envolvidas e decida o que faz mais sentido para você.
DICAS QUE VALEM DINHEIRO
1 As Notas do Tesouro Nacional série B são o caminho mais fácil e, provavelmente, o mais barato para acumular reserva para sua aposentadoria. A variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que ela paga repõe a perda provocada pela inflação do período. A taxa de juros que compõe a remuneração do título é real, embora bruta.
2 A acumulação do capital pode ocorrer por investimento em imóveis que geram receita de aluguéis, mas se caracterizam por menor liquidez do que os ativos financeiros. A taxa de juros utilizada na simulação se aproxima da taxa média dos contratos de locação.
3 Percebeu como a vida de José, que só pensou na aposentadoria aos 50 anos, será mais difícil? O tempo e os juros são seus aliados. Ponha o seu dinheiro para trabalhar para você desde cedo. Quanto mais cedo você fizer o investimento, melhor para você.
4 Fique de olho nos custos. Assim como nos planos de previdência complementar, essa variável, ao longo do tempo, pode fazer a diferença entre você desfrutar de uma aposentadoria muito confortável ou uma muito apertada.   

Fonte: Folhapress (03/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".