terça-feira, 27 de setembro de 2011

Superávit PBS-A: Manifestações quanto ao posicionamento da Sistel em culpar a Fenapas quanto a demora de uma solução

Vários leitores deste blog têm se manifestado, ora anonimamente, ora explicitamente (estes em número bastante reduzido) comentando o post relativo ao Informe da Sistel de ontem em que responsabiliza a Fenapas pela demora de uma solução para a distribuição do superávit do PBS-A.
Apesar de não pertencer a este plano da Sistel, tenho aqui defendido que uma tentativa de solução para este impasse deve imanar dos próprios assistidos do plano, que pouco, ou quase nada, têm se manifestado a respeito do destino deste (2009) e dos próximos superávits que deverão ser distribuídos anualmente no PBS-A. 
Com a falta deste posicionamento dos interessados diretos (exceto os do Rio, através da APAS-RJ) e devido a sua passividade, entidades como a Fenapas e APAS-DF ocupam legalmente estes espaços e falam em nome de todos assistidos, defendendo a não distribuição às operadoras.

Pessoalmente, defendo a posição de que atualmente no PBS-A não existem patrocinadoras e, portanto, todo montante deveria ser distribuído aos assistidos. Na cisão da Sistel, um ano após a privatização, as novas operadoras, supostamente (como a Sistel mencionou, não há provas legais), apoderaram-se de montantes não definidos do plano PBS-A e cessaram de contribuir com o plano, tornando-o fechado a novas contribuições e a entrada de novos participantes. Como existe ainda muita polêmica quanto a este fato, pensava que talvez o melhor seria o montante destinar-se ao PAMA (plano de Assistência Médica), como alguns aposentados aqui já defenderam, porem não tinha a informação até hoje que nem todos assistidos do PBS-A utilizam o PAMA.
Sendo assim cabe aos assistidos unirem-se e reclamar  seus desejos e direitos.
Creio somente que deve ser uma decisão bastante consciente pois as modificações que serão aplicadas aos Regulamentos dos planos PBS-A com certeza deixarão as portas abertas (e desta vez legalmente) para que as pretensas patrocinadoras deste plano recebam eternamente (as previsões indicam que o PBS-A dará superávit anualmente a partir de 2009) 50% do superávit.
Outro ponto que cabe destacar e repudiar neste episódio todo, é a total isenção e silêncio das Associações de Aposentados e assistidos da Sistel
de todos Estados , com pouquíssimas exceções já aqui mencionadas. É justamente neste momento que os assistidos mais necessitam delas, até para levar suas vozes para junto a Sistel, que elas, em sua maioria, calam-se e omitem-se! 
Para sanar esta lacuna, modestamente coloco-me a disposição para publicar neste blog APOSENTELECOM as posições dos aposentados (pode ser impessoal tb.), qualquer que seja, a favor ou contra receber de imediato os 50% do superávit. Para isto, solicito que me enviem um texto da qual gostariam que fosse publicado e eu providenciarei sua formatação e divulgação. Creio que faltam muitas informações aos assistidos e quanto mais pudermos divulgar, melhor será para todos poderem se posicionar conscientemente. Claramente está faltando um engajamento maior por parte dos assistidos mais idosos que defendem a posição de receber prontamente os 50% do superávit.
Aproveito para esclarecer que este blog não tem e nunca terá uma posição definida e fechada quanto a este imbróglio todo e que está aberto a qualquer tipo de opinião relativa ao assunto, quer seja a favor da distribuição de 50% ou 0% às operadoras.
Aproveito a oportunidade para abrir uma nova enquete neste blog: Vc é a favor ou contra a Sistel destinar 50% do superávit do PBS-A às patrocinadoras?
De seu voto na margem esquerda deste blog! 

Um comentário:

  1. Sequndo um informe da Sistel este problema ja tinha sido votado no conselho e tinha sido aprovado a distribuição do superavit, isso ha quase um ano. Vamos ser realista, sera que esta FENAPAS se sobrepõe ao conselho deliberativo, ou é mais uma desculpa da SISTEL.Temos é que pressionar a sistel e fazer valer o que ela propia divilgou.
    TA DIFICIL.....

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".