quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mundo: Grécia anuncia corte em aposentadorias e salários

Trinta mil funcionários passarão à reserva antes de serem dispensados
O governo grego anunciou ontem novas medidas de ajuste pedidas por Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu, para assegurar que Atenas reduza o déficit e equilibre suas finanças e garantir, assim, o recebimento da parcela de 8 bilhões de ajuda internacional em outubro. Segundo o novo pacote do Executivo de George Papandreou, 30 mil funcionários públicos passarão este ano à reserva, com redução de salário de até 60%, antes de se aposentarem ou serem demitidos.
O governo também mexerá no benefício previdenciário. Os que recebem até 1.200 não sofrerão com as mudanças. Mas qualquer valor superior a este montante será reduzido em 20%. Já os que se aposentaram antes dos 55 anos sentirão mais: terão a garantia de pagamento de 1.000, mas qualquer valor acima disso será reduzido em 40%. Além disso, o imposto sobre imóveis, previsto para terminar no ano que vem, será aplicado até 2014. Só estarão livres de impostos os que ganham até 5 mil por ano.
Transportes e professores param hoje em Atenas
Um porta-voz do governo grego afirmou que as medidas têm o objetivo de dizer aos mercados e aos outros membros da união monetária que a Grécia cumprirá suas obrigações e que o país permanecerá no euro. Ele também disse o governo vai acelerar as reformas e as privatizações.
O ministro de Finanças, Evangelos Venizelos, afirmou no Parlamento, antes do Conselho de Ministros, que as novas medidas são necessárias:
- Estamos fazendo e faremos tudo o que for necessário. Não colocaremos o destino do país em risco. Se querem que salvemos a economia, é preciso cumprir as reformas.
O governo também está preocupado com a repercussão das novas medidas nas ruas. Os transportes e os professores da rede pública farão uma greve de 24 horas hoje em Atenas contra os cortes. Já os principais sindicatos dos serviços público e privado convocaram paralisações de 24 horas para 5 e 19 de outubro. 

Fonte: O Globo (22/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".