quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fundos de Pensão: Propostas para alteração e democratização da gestão

A ANAPAR divulgou hoje o seguinte Boletim visando alterações na legislação dos Fundos de Pensão com vista à sua democratização com, no mínimo, uma participação paritária dos participantes na gestão, alem de outras ações importantes relativas a superávit, alteração de regulamentos, voto de minerva, atribuição dos conselheiros, etc.
É de se estranhar somente a ausência da APAS-RJ, a princípio, nesta reunião no Rio de Janeiro. Veja íntegra do Boletim:



Encontro com Deputados Estaduais e Federais

A ANAPAR convida todos os seus associados a participar, na próxima segunda-feira, dia 26 de setembro, de encontro com deputados estaduais e federais do Rio de Janeiro, para discutir propostas de alteração nas leis complementares 108 e 109, de 2001, com objetivo de democratizar a gestão dos fundos de pensão, garantindo maior participação dos trabalhadores na gestão.

O encontro será realizado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Praça XV, Palácio 23 de Julho, Centro do Rio) a partir das 10h00. Foi organizado por várias entidades de participantes – ANAPAR, UNIDAS (União das Associações de Participantes e Aposentados das EFPC), ASASTEL (Associação dos Participantes e Assistidos da TELOS), AAFBB (Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil), APEL (Associação dos Aposentados Participantes da ELETROS) e APA (Associação dos Empregados e ex-Empregados do BNDES Assistidos da FAPES).

Maior segurança, participação e transparência – As entidades organizadoras elaboraram propostas a serem apresentadas aos parlamentares, para subsidiar a elaboração de projetos de lei. Todas estão alinhadas com sugestões debatidas e aprovadas nos congressos dos participantes de fundos de pensão organizados pela ANAPAR nos últimos anos.

Dentre as propostas em debate, destacam-se a paridade em todos os órgãos de gestão das entidades fechadas de previdência, o fim do voto de minerva, a garantia de eleição direta para escolha dos representantes dos participantes, a estabilidade no emprego e no mandato para os conselheiros deliberativos e fiscais, a definição das atribuições do conselho deliberativo e do conselho fiscal inclusive para os fundos patrocinados por empresas privadas; aperfeiçoamento das regras de destinação do superávit, definindo os conceitos e regras de revisão de plano de benefícios e vedando a devolução de valores a patrocinadores e participantes; previsão de negociação entre patrocinadores e entidades representativas dos participantes para se alterar estatutos e regulamentos de planos.

“Estas são as propostas defendidas pela ANAPAR, aprovadas em nossos congressos anuais e elaboradas em conjunto com várias entidades representativas dos participantes. Faremos todo o esforço para que se transformem em projetos de lei, para garantir mais democracia e respeito aos participantes”, avalia Cláudia Ricaldoni, presidente da entidade.

Reuniões com deputados – A ANAPAR já se reuniu com o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) para discutir estas propostas e, junto com as entidades organizadoras do evento, com o deputado Chico D’Ângelo (PT-RJ). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".