segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Fundos de Pensão: A preferência pela poupança pode mudar

Nos últimos cinco anos, a caderneta de poupança foi a aplicação financeira que mais ganhou espaço na preferência da pessoa física, o que sinaliza que o governo terá trabalho se quiser mesmo mudar as regras de remuneração e, assim, viabilizar mais cortes nas taxas de juros.
Conforme mostra o gráfico abaixo, a participação da poupança no total de investimentos destinados à pessoa física passou de 21% para 26% no período de 2006 a 2010. Entre as demais aplicações, os investimentos em planos de previdência fechados como Previ, Petro e Funcef – alternativa mais popular entre as pessoas físicas – ficaram praticamente estáveis durante os últimos anos.
Em boa medida, a lacuna de crescimento deixada pelos planos fechados foi ocupada pelos planos abertos, do tipo PGBL e VGBL, que ganharam participação. O pior desempenho foi dos fundos de investimentos oferecidos no varejo, que nos últimos anos perderam mercado e passaram a ocupar atualmente a terceira colocação na preferência dos investidores.










 A poupança tem forte apelo porque é tradicional, muito acessível, suas regras são iguais em todos os bancos e os rendimentos são isentos de imposto de renda. No entanto, como  a intenção do Banco Central é cortar ainda mais os juros se a inflação recuar e ficar dentro da meta de 4,5% ao ano, as regras da poupança terão que ser modificadas. Isso porque o piso de remuneração de cerca de 6% ao ano líquido de imposto de renda inviabiliza reduções na taxa Selic para menos de 8,5% ao ano.
Diante dessa possibilidade, vale a pena você se antecipar e começar a pesquisar, a partir de agora, onde encontrar os melhores fundos de investimento. Eles existem, são acessíveis e possuem remuneração acima da poupança – veja alguns exemplos no post “Fundos: além dos bancos de varejo”. Mas, leve em conta que os fundos de investimento possuem regras de remuneração, resgates e tributação diferentes e muito mais complexas.
Fonte: valor.com.br (19/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".