segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Fundos: Cresce investimento em participação de empresas e em fundos imobiliários

Cresce a participação dos investimento estruturados
Os fundos de pensão brasileiros terminaram fevereiro último com um volume de recursos em carteira de R$ 538,3 bilhões, mas além deste montante o Consolidado Estatístico da ABRAPP traz mais revelações interessantes sobre como evolui o nosso sistema. Um desses dados refere-se ao crescimento dos investimentos estruturados, que atingiram R$ 13,8 bilhões, significando agora 2,6% do total investido, no lugar dos 2,0% anteriores, mostrando como a poupança previdenciária está se tornando cada vez mais essencial à economia brasileira e às empresas.
Investimentos estruturados são fundamentalmente participações relevantes no capital das empresas, muitas vezes nos grupos de controle, além de investimentos em empresas emergentes e em fundos imobiliários. Todos esses são pólos dinâmicos da economia brasileira e a presença neles dos fundos de pensão reafirmam o quanto estes são atores cada vez mais valorizados e tem o seu papel crescentemente reconhecido.
As estatísticas de fevereiro mostram também como os ativos dos planos instituídos estão aumentando mais rapidamente do que os dos patrocinados por empresas privadas ou estatais. Os primeiros cresceram 2,51% em comparação com janeiro de 2011, enquanto os dois outros evoluíram 0,71% e 0,85% de um mês para o outro. 

Fonte: Diário dos Fundos de Pensão (05/09/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".