domingo, 7 de agosto de 2011

Sistel: Plano PBS x Prev


Sobre a diferença entre os Planos PBS e Prev da Sistel criados a partir de 1999 nas empresas privatizadas do Sistema Telebrás e dos incentivos financeiros havidos para os empregados aquela época migrarem, quase que obrigatoriamente, do primeiro plano para o segundo.

Quem ainda durante sua fase de empregado ativo de 1999 em diante foi quase que obrigado pela sua empresa a abrir mão das seguintes vantagens: 
  • ter um plano de saúde vitalício; 
  • ter seguro de vida em grupo; 
  • ter um plano solidário; 
  • aposentar-se com benefício fixo (80% do ultimo salário  da ativa - INSS); 
  • de um plano que já continha aportes suficientes para garantir sua aposentadoria; 
  • de um plano que não corria riscos de variações de mercado. 
Para entrar num plano novo, não solidário, sem plano médico hospitalar incluído e cheio de riscos de mercado, teria mesmo que ter uma compensação financeira para tal, que não foi alem de 5% de sua poupança. 
Hoje podemos dizer que quem migrou no final da década de 90 do PBS para os Prev e se aposenta agora não obteve vantagem alguma financeira (a seguir neste ritmo de declínio da economia, os prejuízos serão muito maiores no futuro) e ainda abriu mão de receber os grandes superávits do PBS previstos para os próximos anos. 
Na verdade uma das razões da existência de superavits nos planos PBS é justamente a migração quase que forçada que 90% dos participantes do PBS tiveram que fazer em 99.
Esclareço que não me refiro ao plano PBS-A e especialmente o Visão, da qual não o conheço, mas sim dos que migraram do PBS aos planos Prev de suas empresas privatizadas, quando ainda na ativa. 

2 comentários:

  1. omaraleixo@uol.com.br9 de março de 2013 às 18:32

    No meu caso não migrei para o PLANO PREV, mesmo assim, quando da minha aposentadoria (por invalidez) a SISTEL fez os cálculos como se houvesse migrado. Fazia o pagamento de manutenção de Segurado.
    Atualmente, após ser "removido" da SISTEL para a FUNDAÇÃO 14 e posteriormente para a ATLANTICO, pago mensalmente o PAMA e não posso usufruir nem ao menos o SUPERAVIT do patrimônio que ajudei a construir ?

    ResponderExcluir
  2. Caro Omar,
    Todos nós que tralhávamos no Sistema TB participamos da construção do patrimônio do PBS. Mas com a segregação dos planos em 2000 e com os incentivos havidos para migração de planos (PBS para PBS-x), em troca de importantes perdas para os participantes, perdemos qualquer direito sobre o atual PBS-A, inclusive seu superávit, que nunca sai.
    Quanto a questão levantada que a Sistel o considerou, no cálculo de sua aposentadoria por invalidez, como migrante ao plano Prev, vc deveria consultar o regulamento do seu plano de 2000 (imagino que que seja o PBS-Tele...) para verificar as condições do benefício de risco de invalidez vigentes naquela época.
    Observe que, se já se passaram mais de 10 anos que vc se aposentou, acho não é mais possível entrar na Justiça para reaver qq diferença. Procure um advogado previdenciário que ele poderá te aconselhar melhor sobre este assunto.
    Abs, Joseph

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".