segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Desaposentação: Reajuste na aposentadoria de quem seguiu pagando o INSS

O instituto da "desaposentação"
Uma segunda chance para o trabalhador: a "desaposentação" 
O objetivo principal da "desaposentação" é possibilitar a aquisição de benefícios mais vantajosos no mesmo ou em outro regime previdenciário. O pedido de "desaposentação", que vem sendo feito perante os juizados especiais federais previdenciários ou nas varas previdenciárias da Justiça Federal, é possível quando a pessoa que já recebe o benefício da aposentadoria permanece trabalhando e contribuindo para o INSS.
Dessa forma, em razão da continuidade laborativa do segurado aposentado, que, em virtude das contribuições pagas após a aposentadoria, pretende obter novo beneficio em condições melhores, em função do novo tempo de contribuição.
É importante observar que a tese da "desaposentação" é muito mais fruto da construção doutrinária e jurisprudencial do que propriamente retirada do texto legal. Não existe no sistema previdenciário brasileiro qualquer norma proibitiva, tanto no tocante à "desaposentação", quanto no tocante à nova contagem do tempo referente ao período utilizado na aposentadoria anterior.
No caso, por ausência de expressa proibição legal, subsiste a permissão. Isso porque a limitação da liberdade individual deve ser tratada explicitamente, não podendo ser reduzida ou diminuída por omissão.
Assim, é realizado um pedido de cancelamento da aposentadoria atual, condicionado com a imediata obtenção de um novo benefício em condições mais favoráveis. O objetivo é somar o primeiro tempo de contribuição ao período em que o aposentado continuou a contribuir com o INSS, visando a prevalecer o direito fundamental da dignidade da pessoa humana, conforme inserido no artigo 1º, inciso III, da Magna Carta.
O instituto da "desaposentação" fundamenta-se em alguns princípios do Estado brasileiro, que objetiva "uma melhor aposentadoria do cidadão para que o benefício previdenciário se aproxime, ao máximo, dos princípios da dignidade da pessoa humana e do mínimo existencial, refletindo no bem-estar social" ("Desaposentação: Uma luz no fim do túnel", in http//:www.forense.com.br/Artigos/Autor/FelipeCarvalho/ desaposentacao.html).
É importante ressaltar que o artigo 201, parágrafo 11º, da Constituição Federal de 1988, dispõe que os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, devem ser incorporados aos salários para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios.
Dessa maneira, o não cômputo das contribuições efetuadas após a aposentadoria infringe frontalmente o supracitado artigo constitucional.
O Judiciário, inclusive, vem se manifestando favoravelmente à possibilidade de renunciar à aposentadoria visando benefício mais vantajoso, sendo importante destacar que seus efeitos têm início a partir de sua postulação, qual seja a distribuição da ação.
O Superior Tribunal de Justiça já consolidou posicionamento no sentido de que o direito à aposentadoria é patrimonial e disponível; por conseguinte, renunciável, sendo permitido o cômputo do tempo de serviço relativo ao benefício renunciado, para fins de aposentadoria no serviço público.
Dessa forma, não há que se falar em devolução de valores ao INSS, já que até o ato da renúncia o aposentado resguardou sua condição de segurado.
Nesse caso é indispensável fazer o cálculo de simulação, para analisar eventuais vantagens no pedido. A revisão de "desaposentação" é reconhecida por alguns juízes, mas não existe jurisprudência nesse sentido. 

Fonte: O Tempo (08/08/2011)

Um comentário:

  1. Meu professor de pós graduação em direito previdenciário na PUC, Dr. Anderson Macohin do escritório MACOHIN ADVOGADOS ASSOCIADOS, que é o maior do país www.advogadosantacatarina.com.br conseguiu tirar o FATOR PREVIDENCIARIO das aposentadorias por força de uma ação que a equipe dele impetrou. ta valendo a pena falar com ele pelo email do site quem está nessa pendura.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".