terça-feira, 30 de agosto de 2011

CPqD: 35 anos inovando para o Brasil

Ao completar 35 anos, o CPqD consagra um modelo ímpar de organização privada nacional de vocação para inovação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Essas duas características permitem ao CPqD atuar competitivamente no mercado e, ao mesmo tempo, ser parceiro tecnológico do Estado desenvolvendo projetos estratégicos para a sociedade.
É um modelo vitorioso que gera empresas, empregos, competitividade e riqueza para o País e benefícios para a sociedade.
Para o CPqD, inovação é criar e transformar tecnologias tendo em vista a sua aplicação. Por esse motivo, a forma como o CPqD atua prevê tanto a disponibilização direta dessas inovações, como a sua transferência para parceiros industriais, alguns deles criados especialmente para disseminar o uso dessas tecnologias. Esse é o caso, por exemplo, da Padtec, especializada em sistemas de comunicações ópticas, da Trópico, que fabrica e distribui equipamentos de telecomunicações, e da WxBR, que atua na área de sistemas de comunicação sem fio.
O CPqD também é suporte para a indústria. Por meio de sua bem montada estrutura de laboratórios, realiza centenas de tipos de ensaios e presta serviços tecnológicos.
Atualmente, as tecnologias e soluções criadas no CPqD atendem diversos segmentos da economia nacional: telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e a administração pública.
O CPqD possui o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina na área de TICs. Além de recursos próprios, o CPqD tem o suporte de fundos governamentais para ciência e tecnologia na realização de projetos de P&D específicos definidos pelo governo. Entre eles, destacam-se o Fundo Nacional para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), ligado ao Ministério das Comunicações, e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Seus 1.297 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e seu comprometimento com elevados níveis de qualidade, fazem do CPqD uma organização integrada, dinâmica, estrategicamente posicionada e com competências que o credenciam a prestar consultorias abrangentes.
Desde a sua criação, o CPqD mantem-se na vanguarda tecnológica, antecipando-se ao futuro e às necessidades de uma sociedade que se modifica e evolui em alta velocidade. Centrais digitais, antenas, sistemas de transmissão digital, equipamentos de comunicação óptica, fibra óptica, laser semicondutor, centrais de comutação por pacote, telefone público a cartão indutivo, centrais de telex, complexos sistemas de suporte a operações e negócios e tantas outras tecnologias desenvolvidas no CPqD, somadas ao conhecimento sobre o mercado e a sociedade brasileira, em seus aspectos culturais, socioeconômicos e históricos envolvidos com TICs, consolidaram no CPqD potencial inovador único na área. Ilustra essa capacidade, o CPqD figurar como o maior depositante de registro de software e a segunda instituição não acadêmica de pesquisa brasileira que mais depositou pedidos de patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
É destaque o amplo conjunto de sistemas de suporte a operações e negócios, implantados com êxito em diversas organizações. Sistemas de missão crítica, essas soluções contribuem para a redução de perdas, melhoria dos resultados, prevenção de fraudes, satisfação de clientes, mitigação de riscos, enfim, ampliação da eficiência e consequente competitividade dessas organizações.
O portfólio do CPqD está alinhado com os temas de maior repercussão da atualidade: banda larga, nas telecomunicações; smart grid, no setor elétrico; banco do futuro, no setor financeiro; cidades digitais, na gestão pública. Mesclam-se a esses questões que tomaram lugar definitivo no dia a dia das pessoas e das corporações: a mobilidade, a segurança da informação e comunicação e a responsabilidade socioambiental.
CPqD: uma organização independente, isenta e referência em inovação no Brasil. Reconhecida pelos seus clientes que confiam em sua competência e apoiada pelo Estado que acredita na sua capacidade, prossegue em direção a outros 35 anos!
Fonte: www.cpqd.com.br

Parabéns as Pessoas que trabalham no CPqD, aos que já trabalharam e ajudaram a montar esta história vitoriosa e a direção por ter mantido aceso o sonho do desenvolvimento da tecnologia nacional. Que o sucesso continue por mais 35 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".