quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mundo: Obama cogita não pagar previdência em agosto

EUA: Obama cogita não pagar previdência em agosto
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ameaçou ontem, em entrevista à rede de televisão CBS, não liberar o pagamento do mês de agosto da previdência social além das pensões para veteranos de guerra e inválidos. Isso ocorreria, segundo o chefe de Estado, se o congresso norte-americano não concordar em elevar o teto da dívida do país até o dia 2 de agosto.
"Não posso garantir que os valores serão pagos no dia 3 de agosto se não resolvermos essa questão. Simplesmente porque não há dinheiro nos cofres para pagá-los", afirmou Obama na entrevista.
A entrevista foi divulgada um dia depois de o presidente ter dado uma polêmica declaração de que  se o país fracassar em elevar o teto da dívida, os EUA poderão entrar em uma nova recessão e deixar milhões de trabalhadores desempregados.
Ele cobrou união do Congresso para a realização de um acordo amplo, mas enfrenta resistência dos republicanos que não querem aumentar impostos.
O teto da dívida dos EUA, acima de 14 trilhões de dólares, foi alcançado em maio deste ano. Desde então, o governo precisou congelar seu endividamento. Por causa da alta da receita fiscal, o governo dos EUA ainda acredita que terá caixa para honrar os compromissos até agosto.
Entretanto, se  o novo teto não for aprovado, os Estados Unidos correm o risco de deixar de pagar títulos da dívida que irão vencer, o que será uma moratória, mesmo que em curto período. Na terça, Obama disse que os EUA "nunca deixaram nem deixarão de pagar sua dívida". 

Fonte: Operamundi (13/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".