terça-feira, 12 de julho de 2011

Aposentadoria: Pesquisa revela que brasileiro não se prepara para o futuro

Benefícios: Tendências e preocupações do trabalhador
A MetLife apresenta o mais recente estudo de benefícios para funcionários no qual o Brasil participa pela primeira vez, juntamente com Austrália, Índia, México e Reino Unido. O relatório aponta que há um grande abismo entre a longevidade cada vez maior e o preparo para manter aposentadorias mais longas, enfatizando a necessidade de educação e planejamento financeiro.
“Nosso objetivo é ajudar as empresas a compreender as necessidades dos trabalhadores e as tendências sobre proteção financeira e aposentadoria. Com isso, os profissionais de recursos humanos e lideranças das empresas poderão avaliar melhor os produtos disponíveis no mercado e os resultados esperados em termos de satisfação do empregado, produtividade e atração e retenção de profissionais”, afirma Marco Monguzzi, diretor de Planejamento Estratégico e Marketing da empresa. A MetLife tem como compromisso fornecer conteúdo sobre as principais tendências e preocupações no que diz respeito a benefícios para pessoas.
O Estudo Internacional MetLife de Tendências de Benefícios para Funcionários 2011 traz importantes dados em relação ao comportamento do brasileiro. O Brasil é cotado como uma das principais lideranças na economia mundial até meados do século. O constante crescimento do país é refletido em um alto nível de confiança dos trabalhadores – o mais elevado da América Latina. A pesquisa, realizada com 500 empregados e 250 empregadores, mostra que 70% dos funcionários brasileiros acreditam na melhora de sua situação financeira nos próximos seis meses.
Apesar do otimismo, o estudo indica grandes inquietações financeiras do trabalhador médio brasileiro. O índice de endividamento ainda é alto e persiste a preocupação em não conseguir pagar as contas.
Brasileiros são os que mais temem o impacto da morte ou doença sobre a segurança financeira de sua família (71% ‘extremamente preocupados’). Logo na sequência, 68% dos pesquisados temem que a estabilidade econômica seja afetada por gastos médicos não cobertos pelo plano de saúde. Apesar desta preocupação, menos da metade dos entrevistados tomaram alguma medida para assegurar suas necessidades como a contratação um seguro de vida.
Abaixo, as preocupações financeiras mais recorrentes entre os brasileiros:
- Ter dinheiro suficiente para pagar a educação dos filhos 68%
- Ter mais tempo com a família 65%
- Ter dinheiro suficiente para pagar as despesas 65%
- Ter um convênio médico adequado 62%
Benefícios e aposentadoria 
Em relação aos benefícios solicitados pelos trabalhadores brasileiros, o mais pedido é o convênio médico, com 90%. Em seguida, aparece seguro de vida, planos odontológicos e check-up. Já do ponto de vista das empresas, 83% consideram manter o trabalhador satisfeito como o principal objetivo ao oferecer benefícios.
- 75% dos trabalhadores brasileiros dizem que estão ‘extremamente preocupados’ em conseguir pagar os gastos do convênio médico com o dinheiro da aposentadoria;
- 69% temem não conseguir se sustentar com o salário da aposentadoria;
- 63% preocupam-se em ter recursos financeiros suficientes para cuidar dos pais e parentes na terceira idade.
Outro dado importante é que os trabalhadores pretendem se aposentar aos 56 anos, apesar da longevidade ter aumentado no país. Mesmo assim, apenas um em cada quatro trabalhadores possui um plano de previdência privada.
Mundo – visões diferentes da aposentadoria, mas tendências similares
A pesquisa mostra que não houve melhora no comportamento do trabalhador em relação à segurança financeira, embora as questões econômicas globais continuem provocando ansiedade nos mercados desenvolvidos e emergentes.
- Aposentadorias mais longas: trabalhadores dos cinco países expressaram sua preocupação em se sustentar apenas com o dinheiro da aposentadoria, principalmente os com mais de 50 anos da Austrália e do Reino Unido. Setenta e cinco por cento dos australianos e 55% dos britânicos admitiram não estarem em dia com suas metas para aposentadoria. Apenas 30% no Brasil, 25% no México e 15% na Índia tomaram alguma providência em relação ao tema, mesmo sendo esses os países que apresentaram maior ganho em longevidade nos últimos anos;
- Insegurança financeira de curto prazo: ter dinheiro suficiente para cobrir uma perda inesperada de renda ou apenas para equilibrar as despesas está entre as três principais preocupações dos trabalhadores;
- Solidez do BRIC: nos mercados emergentes como Índia e Brasil, duas economias com crescimento acelerado, os trabalhadores estão mais confiantes quanto à estabilidade do emprego.
Metodologia da Pesquisa 
O segundo Estudo Internacional da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários foi realizada entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011 com 2.930 empregados e 1.450 empregadores na Austrália, Índia, México, Reino Unido e Brasil. Em comum, os países dividem uma grande variedade de preocupações de adequações financeiras ao novo cenário corporativo. Os resultados foram obtidos através de entrevistas pessoais, por telefone ou on-line.  A amostra alvo de cada país foi desenhada de modo a representar aproximadamente a base populacional de trabalhadores mensalistas.  

Fonte: Fenaseg (12/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".