segunda-feira, 4 de abril de 2011

Desaposentação INSS: O melhor caminho para ganhar

Troca da aposentadoria
O aposentado que trabalha e que está pensando em entrar com uma ação de troca de aposentadoria tem mais chance de ter uma decisão favorável se entrar com a ação em uma vara previdenciária, que é a primeira instância da Justiça Federal. Para isso, entretanto, é necessário contratar um advogado.

Essa é a opção mais indicada porque, nos processos com entrada em uma vara previdenciária, a ação pode subir ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que é o único tribunal em que a troca da aposentadoria vem sendo garantida ao segurado. Para o STJ, o aposentado que continua trabalhando com carteira assinada e, por isso, é obrigado a pagar as contribuições previdenciárias, pode conseguir um novo benefício que inclua as últimas contribuições sem a necessidade de devolver o que já recebeu do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Para especialistas, somente pela vara previdenciária é possível recorrer ao STJ. "É muito possível que o aposentado perca na primeira instância, perca na segunda e ganhe no STJ", diz o advogado Daisson Portanova, do escritório Gueller, Portanova e Vidutto Sociedade de Advogados. 
Fonte: Agora S.Paulo (21/03/2011)

Um comentário:

  1. Sou aposentada ,funcionária pública Unicamp,e continuo trabalhando e no meu contra-cheque vem descontando o INSS,acho muitíssimo errado pois contribui 33 anos, e por essa razão aposentei por tenpo de contribuição,perdi mais de 30% do meu salário.E se eu adoecer fico sem receber, porque então pagar me dá uma explicação,quero meu dinheiro de volta e corrigido,acho muito justo.

    ResponderExcluir

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".