segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sistel CPqD-Prev x outros Fundos de Pensão

Fundos de pensão: Supervisão baseada em riscos
Os fundos de pensão encerraram o ano de 2010 com patrimônio líquido em cerca de R$ 536 bilhões, superando o recorde de 2009. Para José de Souza Mendonça, presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), apesar de expressivo é pequeno se comparado a outros países em desenvolvimento.

O patrimônio administrado pelas fundações locais representa 16% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, enquanto no Chile este percentual é de 57% e na Holanda e Suíça supera os 100%.

Uma das características comum aos fundos de pensão brasileiros é o conservadorismo. A renda fixa predomina com 62,8%, seguida pela renda variável (29,6%), imóveis (2,9%), operações com participantes (2,6%), investimentos estruturados (1,9%), investimentos no exterior e outras modalidades com, 0,1%.  O plano CPqD-Prev da Sistel é mais conservador ainda, tendo atingido em novembro 82,10% em renda fixa, 16,84% em renda variável e 1,06% em operações de empréstimo com seus participantes. Apesar de seu conservadorismo, fugindo de qualquer risco, seus rendimentos no ano foram bem inferiores a média dos outros fundos que arriscaram muito mais.

O presidente da entidade explica que as entidades fechadas de previdência complementar são, por natureza, conservadoras. “Elas tendem a analisar o funcionamento do produto para depois investir”.  
Fonte: Executivos Financeiros (10/01/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".