quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Sistel: TJ do CE decide favoravelmente a assistido

TJ/Ce: Decisão sobre benefício complementar

Tribunal de Justiça decide que aposentado deve receber valor integral de benefício complementar
A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ/Ce) determinou que a Fundação Sistel de Seguridade Social pague integralmente a aposentadoria complementar de J.D.M.
O engenheiro civil estava recebendo, desde 1998, 39,38% do valor do benefício integral. A decisão do colegiado mantém a sentença do 1º Grau e foi proferida na 2a.feira (23/08).
Conforme os autos (nº 9105-49.2006.8.06.0001/1), J.D.M. aposentou-se aos 49 anos por tempo de serviço, após ter contribuído por 34 anos com a Previdência.
Segundo ele, a Sistel calculou incorretamente o valor de sua renda mensal, violando a lei nº 6.435/77, vigente à época, que não contemplava requisito etário para a concessão de benefícios. A Sistel ressaltou que a previdência complementar serve para dar suplemento à pública.
A empresa disse que J.D.M. aposentou-se sete anos antes do previsto em lei e que, por isso, o cálculo do seu benefício foi realizado com base na redução de sua idade. A defesa da empresa pregou o princípio da isonomia e ressaltou não ser justo J.D.M. receber o mesmo benefício tendo contribuído menos tempo.
Ao decidir, o relator do processo, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, afirmou que “o período de carência tem relação com o número de meses que se deve pagar para se ter direito ao benefício e não ao limite de idade”.
Segundo o desembargador, “o regulamento poderia estipular o número de parcelas necessárias para auferir o benefício, mas não determinar a idade mínima para tanto”. A decisão do magistrado foi acompanhada por unanimidade.
Fonte: DireitoCE (25/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".