sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Sem opções, americanos se aposentam mais cedo

Paul Skidmore perdeu o emprego, sua busca por trabalho durante 18 meses foi infrutífera e seu seguro-desemprego acabou. Assim, aos 63 anos, ele planeja dar entrada esta semana no pedido de aposentadoria, três anos antes do que pretendia. "Tudo o que quero é trabalhar", diz Skidmore, de Finksburg, no Estado de Maryland, que foi perito em sinistros por 37 anos até sua empresa passar por enxugamento e depois fechar, no ano passado. "Ninguém vai me contratar".

Esta é uma das mais contundentes consequências da economia deteriorada: a Previdência Social (Social Security) enfrenta um raro déficit, à medida que muita gente, como Skidmore, optou por se aposentar antes da idade de aposentadoria plena. Soma-se a isso a queda na arrecadação de impostos, debilitada pelo desemprego de 9,5%, historicamente alta para os EUA.

Um número maior de pessoas solicitou aposentadoria - 2,74 milhões - na comparação com qualquer ano na história, e houve um aumento acentuado no número de pessoas que recebeu benefícios reduzidos por ter requerido antes da idade de aposentadoria plena. O aumento ocorre à medida que a idade de aposentadoria plena na Previdência aumentou no ano passado, de 65 para 66 anos.

Praticamente 72% de todos os homens que solicitaram aposentadoria optaram por benefícios antecipados em 2009, um aumento ante os 58% do ano anterior. Mais mulheres também requereram: 74,7% em 2009, contra 64,2%.

Jason Fichtner, dirigente na Administração da Previdência Social, disse que a economia debilitada levou mais pessoas que perderam seus empregos a se aposentar mais cedo. Isso, porém, obrigou mais pessoas duramente atingidas pela recessão e necessitadas de renda maior a postergar suas aposentadorias e permanecer por mais tempo no mercado de trabalho.

"Mas estamos vendo mais pessoas recebendo benefícios antecipados na comparação com uma maior permanência no mercado de trabalho", disse Fichtner.
A exemplo de Skidmore, Jan Gissel, de 63 anos, de Tustin, na California, também foi obrigada a se aposentar precocemente. Ela recorreu ao seguro-desemprego quando sua empresa de suporte técnico faliu. E acabou solicitando a aposentadoria em setembro. Somados, os contracheques a ajudam a se manter sem dívidas.

"Eu sabia que precisava ter uma renda de algum lugar, e o meu negócio não estava me proporcionando essa renda", disse. "Simplesmente fiz o pedido via computador e pronto, três semanas depois eu já tinha o cheque em mãos."

Gissel quer continuar trabalhando, mas ainda não encontrou emprego. Ela não esperara ter de se aposentar tão cedo, mas está agradecida pelo apoio que a Previdência lhe proporcionou. "Precisei dela muito antes do que imaginei."

O relatório anual da Previdência Social publicado na quinta-feira, diz que os pagamentos por aposentadoria e invalidez superarão as receitas neste ano e em 2011, refletindo a profunda recessão.

O relatório prevê que o sistema deverá retornar ao terreno positivo entre 2012 e 2014, mas que os pagamentos de benefícios mais uma vez excederão a arrecadação em 2015. Para cada ano depois de 2015, o relatório projeta que a Previdência desembolsará mais do que recebe em arrecadação de impostos, à medida que a geração do pós-guerra (os "baby-boomers") começar a se aposentar.

O relatório não concentrara sua atenção no crescimento das aposentadorias precoces, pois não espera que os aposentados precoces esgotem recursos no longo prazo. Os que optaram pelo recebimento dos benefícios precocemente recebem menos, assim que não se estima que recebam maior quantia de dinheiro por toda a sua vida do que receberiam se esperassem para receber a aposentadoria até sua idade de aposentadoria plena.

Pessoas com direito a benefícios integrais aos 66 anos recebem 75% se se aposentarem quatro anos antes. Por outro lado, se esperarem até completar 70 anos, podem ganhar 32% a mais. Elas recebem o valor, diminuído ou incrementado, pelo resto de suas vidas.

"Para a Previdência, dá na mesma, pois calcula-se que as pessoas receberão o mesmo benefício total", disse Maria Freese, diretora de relações e práticas públicas com o governo no Comitê Nacional Para Preservar a Previdência Social e o Medicare. Segundo ela, os beneficiários geralmente decidem ingressar precocemente porque precisam. "Quando as pessoas se aposentam antecipadamente, há um impacto na sua renda mensal, e a maioria das pessoas não faz isso de forma voluntária", disse. "Fazem isso porque não têm saúde suficiente para continuar trabalhando ou porque perderam o emprego."
Fonte: Associated Press/Valor Online (10/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".