terça-feira, 24 de agosto de 2010

Governo quer fundos de pensão investindo na educação dos participantes

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc, realizou em São Paulo e Rio de Janeiro, durante o mês de julho, seminários sobre Educação Previdenciária e Financeira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. “Os encontros foram muito produtivos e conseguimos atingir o objetivo, que foi o de promover e disseminar a educação previdenciária e financeira, exaltando a importância desse trabalho dentro das entidades”, observou Edevaldo Fernandes da Silva, diretor de Assuntos Atuariais, Contábeis e Econômicos da Previc.

Os encontros contaram com o apoio da Abrapp, da Anapar e da Apep que, juntamente com a Previc e com a Secretaria de Políticas de Previdência Complementar (SPPC), apresentaram seus pontos de vista sobre o tema, além de listarem as atividades que estão sendo realizadas, para fomentar a educação previdenciária e financeira nas entidades fechadas de previdência complementar (EFPC). Todas as apresentações feitas ressaltaram a importância de se contribuir, estimular e atuar em prol da Educação Previdenciária e Financeira.

As EFPC que tiveram seus projetos de educação previdenciária e financeira aprovados pela Previc discorreram sobre a maneira como elaboraram esse material e as ações que estão sendo desenvolvidas. Em São Paulo, a EletroCeee, a Fipecq, a CBS e a Telos foram as entidades que apresentaram seus projetos e, no Rio de Janeiro, a Valia, a Funcef, a Forluz e a Eletros fizeram uma apresentação sobre seus programas.

PROPOSTAS - Nesses encontros foram definidas três propostas que a Previc deverá desenvolver nos próximos meses para apresentar às entidades: mapeamento das EFPC por setor produtivo, possibilitando a criação de um instrumento de análise e de definição de estratégias; estabelecimento de uma atividade conjunta de disseminação do tema junto às universidades brasileiras e estímulo às entidades para que apresentem seus programas de educação previdenciária.

Em concordância com essa última proposta, acontecerá, em setembro, um outro seminário, cujo objetivo principal será orientar as entidades a elaborarem os projetos de educação previdenciária e financeira. Segundo a Instrução SPC nº 32/2009, esses projetos deverão ser encaminhados à autarquia até o dia 30 de outubro de 2010. Em novembro, haverá um quarto seminário, onde as EFPC serão orientadas sobre a elaboração dos relatórios com os resultados das ações realizadas. Alguns dos tópicos a serem tratados referem-se às ferramentas utilizadas, seu formato e a forma de divulgação do que foi alcançado. Esse relatório deverá ser enviado à Previc até o dia 30 de janeiro de 2011. Além disso, nesse evento, a Previc destacará os projetos que apresentaram algum diferencial, servindo de modelo para as novas ações.
Fonte: MPAS e Dr. Previdencia (20/08/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".