sábado, 14 de agosto de 2010

CPqD-Prev amarga perdas consecutivas em 2010

Uma análise do comportamento do plano CPqD-Prev em 2010 com base no Relatório Gerencial do plano de junho leva a uma preocupação de seus participantes e assistidos.
Alem do plano vir amargando perdas em todos os meses de 2010 com uma rentabilidade muito inferior a sua meta programada (3,87% contra a meta de 6,74%), agora o Índice de Cobertura das Reservas Matemáticas (ICRM) caiu a patamares nunca antes atingidos, ou seja, fechamos o primeiro semestre de 2010 com o ICRM de 103%, o que significa que a sobra de capital depois de pagar atuariamente todos benefícios de todos participantes é de somente 3% do patrimônio. No final de maio era de 8%. Uma outra forma de enxergar estes números ruins, seria verificar o Equilíbrio Técnico do plano que caiu 54%, passando de 28 milhões de reais em maio para 13 milhões em junho de 2010.
Este desbalanceio deveu-se principalmente a um aumento repentino e injustificável das despesas com pagamentos de benefícios que subiram 465% de maio para junho de 2010 (de 700 mil reais para mais de 2 milhões e meio de reais) sem ter aumentado o número de assitidos ou pensionistas no mes de junho. Como explicar isto então?
A Sistel com a palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".