sábado, 9 de janeiro de 2010

Sistel: reajuste de 5,84% nas contribuições para o PAMA-PCE desde dez09

Em conformidade com o regulamento do PAMA-PCE (artigo 37), a Sistel informou que o reajuste das contribuições - por grupo familiar e individual por filho maior de 21 anos- do PAMA-PCE, que passou a vigorar a partir de 01 de dezembro/2009, foi de 5,84%. Tal reajuste corresponde à aplicação do índice técnico (índice de reajuste determinado pelo cálculo atuarial). Vale lembrar que um dos benefícios adicionais do PCE é a forma de reajuste das suas contribuições. Enquanto nos planos de saúde do mercado, o reajuste é feito anualmente por um índice técnico, no PCE, anualmente, os estudos atuariais têm o objetivo de verificar se o custeio (contribuições por grupo familiar) está proporcionando o equilíbrio atuarial do plano. Quando o índice apurado nesses estudos atuariais for superior, tanto ao percentual que corrigiu o benefício do INSS quanto ao que corrigiu as suplementações da Sistel, as contribuições ao PCE são reajustadas com base no maior desses dois percentuais (INSS ou suplementação Sistel). E somente de três em três anos, a exemplo de dezembro de 2009, ocorre a aplicação do índice técnico. Objetivando proporcionar maior qualidade de vida e, consequentemente, minimizar o percentual de reajuste a ser aplicado no valor da contribuição do PCE, a Sistel implementou medidas de regulação e administrativas, tais como: Programa de Crônicos “Viver Melhor”; Pacote de Exames Preventivos; Folheto Sinal de Saúde, com diversas matérias sobre as principais doenças vivenciadas pelos usuários do plano; novo sistema informatizado; reorganização da área de saúde; questionário sobre a saúde do usuário, que está disponível no Portal Sistel e nos eventos Sistel Presente. Essas medidas possibilitaram um reajuste das contribuições, em dezembro de 2009, inferior aos 5,92% aplicados aos benefícios do INSS em 2009 e que vêm possibilitando ao longo da existência do PCE reajustamentos inferiores aos praticados pelo mercado de saúde.
Finalmente, comunica que em janeiro/2010 será cobrado, também, a diferença de valor relativo ao reajuste da contribuição por grupo familiar referente ao mês de dezembro/2009. Maiores detalhes no site da Sistel.
Fonte: Sistel (6/1/10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".