quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CPqD-Prev: Análise desempenho do 3.o trimestre 2009 (2)

Apesar da Sistel não ter divulgado ainda no seu site os resultados completos do CPqD-Prev de outubro de 2009, apesar da promessa não cumprida de fazê-lo no dia 24/11, podemos observar alguns resultados já obtidos:
- O Índice de Cobertura das Reservas Matemáticas (ICRM), que trata-se do capital para cobrir benefícios de todos participantes, ativos e assistidos, já alcançou o mesmo nível do ano passado antes da crise, ou seja, 110%, indicando um superavit de 10% nas reservas do plano.
- A alocação de investimentos em Renda Variável (RV) subiu para 17,5%, abaixo ainda de junho de 2008 quando estava em 22,90%. Estes rendimentos de RV é que andam muito abaixo da meta do IBrX-50 nos últimos 7 meses. De jan à set/09 tivemos um rendimento acumulado de 48,71% enquanto a meta foi de 56,69% em RV.
- A Alocação de investimentos em Renda Fixa (RF) ficou em 82%. Seu rendimento nos últimos 2 meses ficou um pouco abaixo da meta mensal, mas no total acumulado no ano ficou dentro das espectativas.
- O plano como um todo, considerando-se a meta do INPC + 6% ou 8,63% até outubro de 2009, teve um bom resultado com uma valorização de 13,53%, ou 4,5% acima da meta.
- A grande discrepância de informação, mais uma vez, ficou por conta do número de assistidos do plano CPqD-Prev (aposentados + pensionistas). Enquanto a Sistel divulgou em seu Informativo que este número é fixo em 109 desde jul/09, a contagem de nossos colegas é de 128, sendo que 7 deles são pensionistas.
Vejam os resultados na planilha abaixo (clique sobre ela p/ aumentar):

OBS: as lacunas em branco do mes de outubro referem-se a dados não divulgados ainda pela Sistel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".