quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CPqD-Prev: Análise desempenho do 3.o trimestre 2009

A Sistel parou de divulgar os dados relativos ao Desempenho do Plano em seu site, de modo a podermos verificar como andam nossos rendimentos.
Para se ter uma idéia, o último Desempenho do Plano CPqD-Prev, publicado no site da Sistel, é de junho de 2009. Paramos no tempo ou os resultados não estão bons? Como o tempo não para ...
O último Informe Sistel, de número 30, do CPqD-Prev, com dados incompletos de setembro de 2009, aponta um desempenho muito ruim tanto em renda fixa, como em renda variável, ambas abaixo das metas.
A carteira de renda variável representava somente 15,88% das aplicações deste fundo, enquanto a média nacional já atingiu 30%, conforme post anterior.
A Bolsa segue subindo e nossa carteira não migra para renda variável e, pior, tão pouco atinge a meta estabelecida, ou seja, o índice IBrX-50 (mix das 50 empresas mais negociadas no pregão). Para se ter uma idéia, em agosto de 2008 (um mes antes do início da crise financeira) o CPqD-Prev possuia 18,30% aplicado em renda variável e mes passado somente 15,88%.
Segundo o post anterior, o conjunto de fundos de pensão conseguiu até agosto um rendimento médio acumulado de 13,11% enquanto o CPqD-Prev só alcançou 10,74%. Somente naquele mes o rendimento médio dos fundos foi de 1,25% enquanto do CPqD-Prev foi de 0,85%.
A explicação para a não divulgação dos dados completos pode estar aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".