terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sistel: Forum sobre superávit vira samba do crioulo doido

O forum sobre superávit, aberto esta manhã pela Sistel, na web, mais parecia um samba do crioulo doido, pois era impossível acompanhar as perguntas e respostas correlatas, tamanha a defasagem no tempo (em alguns casos com mais de 25 minutos) entre os questionamentos e as resposta proferidas pelos Srs. Delfino e Munhoz.
As 17 páginas de perguntas e respostas do forum não estavam em ordem cronólogica, fato este que complicou ainda mais o entendimento do assunto no forum, para quem entrava durante sua realização.
O grande número de perguntas e dúvidas, maioria provinda do pessoal do PBS-A da Telebras, demonstrou que o assunto é muito polêmico e duvidoso e merece um detalhamento explicativo mais didático e aprofundado à todos assistidos e participantes da Sistel, já que a ferramenta disponibilizada pela Sistel para realização do Forum, aparentemente não estava dimensionada para tamanha participação.
Há casos em que as perguntas, apesar de coerentes com o tema, não foram respondidas. Ex.:
Por: RONALDO ARRUDA
em: 20/10/2009 às 09:04 ( PBS-CPQD - FUNDACAO CPQD)
Porque no ano de 2008 a Sistel utilizou para o fundo de riscos futuros a totalidade do superavit tecnico( R$ 3.923.968,29)?

Por: WILSON CARLOS DUARTE DELFINO
em: 20/10/2009 às 09:31
Prezado Ronaldo
Seu questionamento não está vinculado ao assunto do Forum.
Obséquio entrar em contato com nossos canais de relacionamento.
Abraços,
Delfino


Ficou evidente que o Forum não atendeu as espectativas dos participantes e é necessária uma cartilha detalhada, de ampla divulgação, para um entendimento mais abrangente.
Para os próximos foruns, sugerimos (é imperativo) que as perguntas sejam numeradas e as respostas sejam acompanhadas das perguntas inicialmente formuladas, de forma a não perder-se o fio da meada.
A Sistel, em resposta a meu questionamento on line sobre a ferramenta, alegou, através do Sr. Munhoz, que um problema sistemico afetou o processo e que todas questões e respostas serão disponibilizadas posteriormente, para consulta.
Em resumo, a maior parte dos questionamentos foi relativo as razões da não distribuição de superávit a todos planos planos da Sistel, mas somente a quatro (se não me engano) e que tiveram como resposta padrão: Não ocorreu distribuição de superavit no PBS-A, porquanto o plano não tinha recursos suficientes para satifazer as exigência previstas na Resolução CGPC 26, ou seja, reserva de contigencia de 25%; redução da taxa de juros para 5% e mudança da tabua para AT-2000.
Outros questionamentos relativos a provisão de recursos em um fundo separado, revisado anualmente, para pagar possíveis ações judiciais futuras e que ao mesmo tempo mascaram um superávit, e outros assuntos totalmente fora do objetivo do forum foram formulados, fato este que ajudou mais ainda a entupir a ferramenta da Sistel.
As 11:30 hrs, finalmente a Sistel iniciou a organização das perguntas e respostas, acoplando-as, facilitando desta forma a consulta pós-forum. Mas quem participou on-line do forum ficou decepcionado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".